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A Base Nacional Comum Curricular e as Competências Socioemocionais

Atualizado: 13 de jun. de 2020

A Base Nacional Comum Curricular, sem dúvidas, é um documento extremamente necessário para que possamos atingir a qualidade da educação brasileira. Isto porque, ela direciona os Currículos escolares a fim de contemplarem os direitos de aprendizagens mínimos que todos os estudantes devem possuir. Ou seja, com a Base a educação formal brasileira passa a ter, muito bem definido, o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito na educação básica.


Sendo assim, ao prever o currículo mínimo necessário, a BNCC contempla o que já estava previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como no Plano Nacional de Educação, no sentido de superar a fragmentação que existe atualmente no sistema de ensino brasileiro.


Por conta disso, precisamos entender que a Base nos ajuda, como educadores, a definir quais são os conteúdos que precisam ser abordados em sala de aula com o propósito de se desenvolver habilidades e competências em nossos alunos.


Sabemos que a verão final da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental está organizada de modo a contemplar o desenvolvimento de competências cognitivas e de competências socioemocionais. Portanto, precisamos compreender o quanto isso é significativo e relevante na atual conjuntura social, uma vez que ao desenvolver tais competências, a escola brasileira estará propiciando a formação de sujeitos mais autônomos, protagonistas e, portanto, verdadeiros cidadãos.


Mas, o que são Competências Socioemocionais?


São competências que o sujeito consolida tornando-se um ser humano capaz de agir, se inserir e ter sucesso frente a uma sociedade em constante mudança e com desafios que primam pela postura ética e política satisfatória. Essas competências são: o autoconhecimento, a amabilidade, a autoconfiança, o autocontrole, a autonomia, a comunicação intra e interpessoal, a cooperação, o engajamento, o interesse por aprender e a motivação, respaldados pelos valores de amor, gratidão, gentileza, humildade, senso de justiça, respeito e solidariedade.


As Competências Socioemocionais consistem, como apontam diversas pesquisas, em alavancas para que os alunos aprendam plenamente os conteúdos escolares, pois favorecem a construção de competências cognitivas.


Frente a tudo isso, precisamos compreender que só conseguimos desenvolver Competências Socioemocionais se colocarmos os sujeitos/alunos diante de atividades desafiantes que trabalhem o lado sensível e estético do ser humano. A Educação Sensível, portanto, é princípio fundamental para o desenvolvimento das competências, uma vez que ao trabalhar todos os sentidos da pessoa, desperta a compreensão de elementos que são essenciais para a consolidação de aprendizagens significativas.


Nesse sentido, a Educação Musical, no contexto escolar, assume uma ênfase de suma pertinência, haja visto que o trabalho com a Música desperta o lado sensível e estético do ser humano. Por isso, nós da Impare Educação desenvolvemos, por meio de nossa Metodologia de Educação Musical, uma prática pedagógica estruturada que explicita uma abordagem educacional promotora dessas aprendizagens em sala de aula, sendo um componente transversal nas escolas, levando a formação de sujeitos que desenvolvem a motivação, a atenção, a disciplina, a persistência e o esforço, uma vez que a música consiste em uma atividade problematizadora que coloca os sujeitos diante de desafios complexos que os fazem mobilizar saberes, gostos e sentimentos que até então podem ser despercebidos pelos próprios sujeitos.

Por tudo isso, a Impare Educação, ao assumir um compromisso com a qualidade da educação brasileira, consiste em uma proposta pedagógica inovadora que atribui à abordagem socioemocional uma dimensão intencional e estruturada, evidenciada tanto nas suas fundamentações legais quanto nos seus princípios teórico-pedagógicos, concretizadas em práticas pedagógicas e de gestão que chegam à sala de aula e impactam positivamente a vida dos alunos, deixando um legado social significativo.


 

Profª Ms. Tatiane Peixoto Isaia

Pedagoga da Impare Educação.


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