• Tatiane Peixoto Isaia

A Educação Integral como promotora do desenvolvimento pleno dos sujeitos

Atualizado: Jun 14

Como sabemos, a Educação Integral é a premissa central da Base Nacional Comum Curricular. Isso porque, a BNCC, como política pública da educação brasileira, visa atender aos preceitos estabelecidos pela Educação do Século 21. Sendo assim, precisamos compreender que a Educação Integral é a grande responsabilidade da Educação Básica, uma vez que é, por meio dela, que sujeitos, em idade de escolarização, têm a possibilidade de se desenvolverem plenamente (conforme estabelecido pela Constituição Federal). A partir das experiências que nós da Impare Educação temos em cursos de formação docente inicial e continuada e das assessorias que estamos prestando a redes de ensino, percebemos que muitas pessoas confundem Educação Integral com Educação de Tempo Integral. Sendo assim, é oportuno destacar que são conceitos e práticas distintas. Educação de Tempo Integral consiste em organizar uma carga horária maior de permanência dos(as) educandos(as) na escola (ou seja, mais que quatro horas) para que os sujeitos possam se desenvolver integralmente. Portanto, Educação Integral consiste em um modelo de educação que prima pelo desenvolvimento global. Ou seja, formar integralmente um sujeito é possibilitar o desenvolvimento da multidimensionalidade que envolve os seres humanos. Logo, a formação integral é aquela que trabalha com todas as dimensões dos(as) educandos(as) e que, consequentemente, fomenta o desenvolvimento pleno, porque consolida as competências firmadas, por exemplo, na BNCC: as competências cognitivas e socioemocionais. De acordo com a BNCC, as dimensões que envolvem todos os seres humanos e que englobam o conceito de Educação Integral são: (1) a dimensão Intelectual; (2) a dimensão Física; (3) a dimensão Afetiva; (4) a dimensão Social; (5) a dimensão Ética e Moral; e, (6) a dimensão Simbólica. Vejamos cada uma dessas dimensões com maiores detalhes:

  1. dimensão Intelectual: consiste em desenvolver a reflexão e a interpretação nos sujeitos; formar pessoas construtoras de conhecimento e que se apropriem dos saberes escolares e do mundo com protagonismo. Resumindo: formar cidadãos pró-ativos.

  2. dimensão Física: consiste em desenvolver o corpo, no sentido de unir razão com sensibilidade; trabalhar os sentidos corporais em prol do desenvolvimento das demais dimensões que envolvem o ser humano. Resumindo: formar cidadãos com consciência corporal.

  3. dimensão Afetiva: consiste em desenvolver os sentimentos que fazem parte dos seres humanos, junto com as emoções e com as relações afetivas. Resumindo: formar cidadãos que saibam reconhecer suas emoções e as emoções dos outros e que também saibam gerir suas próprias emoções a favor de seus objetivos de vida e a favor das demandas da vida pessoal e profissional.

  4. dimensão Social: consiste em desenvolver a sociabilidade, a empatia, as relações favoráveis no contexto pessoal, familiar, comunitário e profissional. Resumindo: formar cidadãos que saibam cooperar, trabalhar juntos, se colocar no lugar do outro, apresentando, como consequência, padrões de respeito e aceitação à diferença.

  5. dimensão Ética e Moral: consiste em desenvolver os valores que são aceitáveis na comunidade/sociedade em que se vive; valores éticos e morais. Resumindo: formar cidadãos conscientes e atuantes frente a seus direitos e deveres, assim como, pró-ativos em prol das mudanças favoráveis que a sociedade precisa.

  6. dimensão Simbólica: consiste em desenvolver a criatividade. Trabalhar o simbólico em toda a Educação Básica é primazia quando se deseja consolidar a formação de sujeitos criativos, inovadores e produtores de novos conhecimentos e de novas práticas favoráveis para o bem comum. Resumindo: formar cidadãos que saibam criar, produzir novidades e que saibam simbolizar em prol da consolidação de saberes pertinentes para que o saber fazer (pôr em prática com competência) aconteça de fato.

Por fim, destacamos que a Educação Integral é um modelo de educação que promove o desenvolvimento de todas essas dimensões, levando a consolidação de sujeitos protagonistas, autônomos, críticos, participativos e responsáveis.


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