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  • Foto do escritorTatiane Peixoto Isaia

A Equipe Gestora no contexto da Educação Básica: desafios e possibilidades

Atualizado: 14 de jun. de 2020

Por se tratar de um ambiente social, na escola observamos uma grande diversidade de sujeitos, cada um com suas particularidades, afinidades, concepções e expectativas sobre o que esperar das relações e a forma como essas interações influenciam nos processos de ensino-aprendizagem das crianças e dos demais envolvidos nos processos educacionais. Nesse sentido os profissionais que fazem parte da Equipe Gestora - diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a), supervisor(a) escolar - tem a responsabilidade de compreender e mediar as diferenças existentes entre a própria equipe gestora e entre a equipe dos demais profissionais que atuam na escola, para que essas características sejam vistas como potencialidades e sirvam como fator colaborativo para a gestão democrática das relações que acontecem na escola. Sendo assim, podemos citar algumas atribuições importantes para o desenvolvimento significativo da prática da equipe gestora no contexto da Educação Básica:

  • Incentivar a Formação docente. Considerando que as habilidades desenvolvidas pelos profissionais serão desempenhadas na escola de atuação, é fundamental que a Equipe Gestora incentive e promova momentos de formação continuada e permanente para que a equipe dos demais profissionais que atuam na escola seja constantemente provocada a repensar os processos e a buscar soluções para os desafios vivenciados.

  • Conhecer as Políticas Públicas Educacionais vigentes e promover a apropriação dos profissionais sobre elas. Essas Políticas Públicas educacionais mudam constantemente, por isso a Equipe Gestora precisa ter um olhar atento às mudanças que elas impõem. Como sugestão podemos citar a organização de grupos de estudos com a equipe dos demais profissionais que atuam na escola, como forma de trazer ao conhecimento e refletir a respeito dos impactos dessas políticas no ambiente em que atual, além disso, outros profissionais especialistas podem ser convidados a participar desses momentos colaborando com as aprendizagens do grupo.

  • Estar aberto ao diálogo. Nas escolas, assim como nas demais organizações sociais é importante que as Equipes Gestoras conheçam os profissionais que fazem parte desse contexto, considerando que cada um possui interpretações diferentes conforme suas vivências e concepções. Dessa forma, a Equipe Gestora precisa estar aberta ao movimento dialógico tanto para situações de sugestões ao trabalho, como críticas que podem ocorrer à forma como conduz a Gestão. Em ambos os casos, o diálogo precisa acontecer de maneira franca e sem melindres, visto que o sucesso das ações educativas precisam estar baseados no olhar sensível e sincero considerando o trabalho com pessoas, seres humanos dotados de particularidades e sentimentos. Estar aberto a dialogar torna esses processos mais significativos e enriquecedores, pois a Equipe Gestora precisa ser humilde e disposta a trabalhar com o outro e não para o outro.

  • Estar conscientes dos Indicadores de Sucesso. Cabe a Equipe Gestora, em conjunto com a equipe dos demais profissionais que atuam na escola, definir quais as metas a serem alcançadas em cada ano letivo para que possam definir instrumentos eficientes capazes de mensurar o alcance ou não destes objetivos. A partir destes indicadores, a Equipe Gestora adquire ferramentas capazes de pensar estratégias de intervenção em áreas mais frágeis, ou dar mais atenção a elas. Existem inúmeros indicadores que podem ser utilizados (aprovação ou retenção dos alunos, evasão escolar, número de reuniões com os responsáveis pelos alunos, etc.) porém é importante definir um número menos de indicadores que expressem as demandas emergenciais para que não ocorra a sobrecarga de informações dificultando a tomada de ações para solucioná-las.

  • Ser Pró-ativo. Pensar pró-ativamente significa estar sempre atento as demandas da escola, e buscar meios criativos e inovadores para resolver essas situações. Seja através da busca de recursos públicos, ou do chamamento da comunidade escolar para colaborar, o olhar empreendedor da Equipe Gestora está sempre agindo e otimizando os recursos disponíveis sejam eles humanos ou financeiros, por exemplo.

Sabemos dos desafios que estar à frente da Equipe Gestora representa, todavia, os profissionais da educação que assumem essa função, na escola, têm a grande possibilidade de colaborarem para que toda a instituição alcance os objetivos propostos.


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