• Tatiane Peixoto Isaia

A estrutura de um Projeto de Trabalho, de acordo com a BNCC, no contexto da Educação Infantil

Atualizado: Jun 14

Se a Educação do século passado tinha como objetivos a garantia do acesso à educação formal, a garantia da permanência e a garantia do sucesso escolar, a Educação do Século 21 tem como objetivos: também o acesso, a permanência na educação formal, mas principalmente a garantia ao pleno desenvolvimento e aprendizado dos educandos (educação integral) e, especialmente, ao acesso a uma educação com sentido e significado. Ou seja, os objetivos traçados para a Educação do Século 21 têm como escopo maior o fomento de uma educação que dialogue com os Projetos de Vida dos sujeitos em idade escolar, porque estão permeados de saberes que têm sentido/significado.


Sendo assim, a Educação do Século 21 precisa primar por práticas metodológicas que possibilitem essa educação integral e que favoreçam que os aprendizados escolares tenham sentido e significado na vida dos educandos.


Não consigo pensar em outra prática metodológica a favor disso tudo que não seja os Projetos de Trabalho, pois através dele, nós docentes, conseguimos articular Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que permitem às crianças, no caso da Educação Infantil, a experimentarem as “gostosuras” que os saberes escolares podem gerar em seu desenvolvimento pleno; tudo isso por meio de Proposições Pedagógicas pensadas especificamente para o público dos Bebês, ou especificamente para o público das Crianças Bem Pequenas ou para o público das Crianças Pequenas.


Claro, não há dúvidas, a metodologia por Projetos de Trabalho também é bastante válida e significativa para os educandos do Ensino Fundamental. Mas, essa discussão deixarei para um próximo artigo.


Gosto de compartilhar ideias de Projetos de Trabalho com docentes; gosto de construir junto com eles, já que quando fui professora da Educação Básica trabalhei diretamente com Projetos com meus(minhas) alunos(as). Por isso, gostaria de compartilhar aqui com você os tópicos que devem conter um Projeto de Trabalho para que ele fique de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Esses tópicos orientam a estrutura do processo de elaboração de Projetos de Trabalho para serem desenvolvidos em turmas de Educação Infantil; os tópicos são: (1) Temática do Projeto de Trabalho (dica: sempre devemos partir daquilo que é de interesse da turma); (2) Justificativa (sempre de acordo com a faixa etária: Bebês, Crianças Bem Pequenas ou Crianças Pequenas); (3) Objetivos do Projeto; (4) Descrição de todas as Proposições Pedagógicas que serão desenvolvidas com as crianças; (5) Apresentação da Atividade “Ponto de Partida” do Projeto; (6) Apresentação da Atividade de culminância do Projeto; (7) Duração do Projeto de Trabalho; (8) Descrição das Competências Cognitivas e Socioemocionais; e, (9) Apresentação dos Campos de Experiência e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que o Projeto de Trabalho explorar.


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