- Tatiane Peixoto Isaia
A estrutura de um Projeto de Trabalho, de acordo com a BNCC, no contexto do Ensino Fundamental
Atualizado: 14 de Jun de 2020
Como já discutido em outros artigos aqui publicados, sabemos que a Educação do Século 21 precisa primar por práticas metodológicas que possibilitem uma Educação Integral e que favoreçam a consolidação de aprendizados que tenham sentido e significado na vida dos(as) educandos(as).
Sendo assim, nós da Impare Educação, buscamos convidar os docentes a (re)estruturarem suas práticas pedagógicas a favor do desenvolvimento de competências em seus(as) educandos(as) por meio da utilização, nos espaços escolares, de Projetos de Trabalho.
Gostamos de pensar coletivamente com educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) e de compartilhar com eles(as) Projetos de Trabalho para o Ciclo da Alfabetização (1º e 2º Ano do Ensino Fundamental) e para o Ciclo da Pós-Alfabetização (3º, 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental), que estejam de acordo com as premissas da Base Nacional Comum Curricular.
Nossa experiência, aqui na Impare Educação, com Projetos de Trabalho já é de longa data e atualmente, essa proposta metodológica (o Projeto de Trabalho) está fortemente entrelaçada com a Metodologia de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Impare, adotada em várias escolas brasileiras.
Por isso, gostaríamos de compartilhar aqui, com o escopo de auxiliar aqueles(as) educadores(as) que desejam elaborar Projetos de Trabalho para os Anos Iniciais, que estejam de acordo com a BNCC, os tópicos que devem conter um Projeto de Trabalho. Os tópicos são:
1. Temática do Projeto de Trabalho;
2. Justificativa;
3. Objetivos;
4. Atividade “Ponto de Partida”;
5. Proposições Pedagógicas – Atividades gerais que serão desenvolvidas em todo o Projeto de Trabalho;
6. Atividade de culminância;
7. Duração (previsão);
8. Competências Cognitivas e Socioemocionais;
9. Objetos de Conhecimento e Habilidades.