• Rejane Cavalheiro

Abordagem Emmi Pikler na Educação Infantil

Atualizado: Mar 23

Por Profa Dra Rejane Cavalheiro

Profa. Conteudista e Profa. Formadora da Impare Educação


Uma criança que consegue as coisas por meio da experimentação independente adquire um tipo de conhecimento completamente diferente daquela criança para qual são oferecidas soluções prontas”. (Emmi Pikler).


No excerto com a afirmação apresentada pela médica e pesquisadora Emmi Pikler, ressalto a abordagem pedagógica resultante do que chamamos de ABORDAGEM PIKLER na Educação Infantil e que passou a ser implementada como instituição a partir de 1946 em Budapeste, Hungria. Por ocasião do término da 2ª Guerra Mundial, o cenário de crianças órfãs e crianças abondonadas aumentou muito e precisavam de cuidados. Essa experiência educativa recebeu o nome de experiência Lóczy (nome da rua em Budapeste onde se localiza o Instituto com o mesmo nome até os dias de hoje).


Emmi Pikler, a partir de sua experiência em Lóczy, é referência de atenção diferenciada à criança no que se refere ao desenvolvimento de bebês e crianças pequenas de garantir-lhes as melhores condições de bem estar físico e psíquico.


A Abordagem Pikler, no contexto da Educação Infantil, pressupõe um “olhar” para a primeira infância procurando romper com a ideia de criança dependente total e passiva dos cuidados e ensinamentos de um adulto cuidador. No mesmo tempo que defende o protagonismo dos bebês em seu desenvolvimento, traz novas práticas pedagógicas, reinterando onde os bebês e as crianças pequenas são concebidas como a importância da atenção pessoal que a criança tem por direito de receber do adulto de refererência

(família, cuidadores e docentes).


Tal abordagem enfatiza a necessidade de assumirmos uma postura na qual se possibilite que os bebês e as crianças pequenas possam tomar decisões, que o espaço desde o berçário seja convidativo a novos desafios e que consigam, em mediação com o meio, construir conhecimentos no tempo de cada um.


Segundo as pesquisas e escritos da austríaca Emilie Madeleine Reich, mais tarde Emilie Pikler, ao adotar o sobrenome do marido, “Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial”.


Para Pikler, cada criança já nasce competente para desenvolver as próprias habilidades. Ou seja, primeiro a aprendizagem natural e espontânea para depois a inserção do esperado cultural de cada família, comunidade e região.


Nessa perspectiva, Pikler estabeleceu quatro princípios:


1. A liberdade;

2. A autonomia;

3. Ritmo individual

4. Autoconfiança e o movimento.


Venha saber os detalhes desses princípios entre outras constatações interessantes, inscrevendo-se no Curso Abordagem Pikler na Educação Infantil. Reconheça o quanto os achados desta médica fazem parte do que você já sabe e pode ainda saber sobre o desenvolvimento infantil de zero a três anos de idade. Você irá se surpreender do quanto Pikler está presente na sua prática pedagógica e o quanto pode ser mais. Foi uma pesquisa provocativa e surpreendente em vários aspectos. Espero você nas vídeoaulas que preparamos para você.


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