• Fátima Osmari Burin

As vantagens de práticas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho

Desenvolver propostas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho vai muito além de organizar uma sequência de aulas com a mesma temática. Desenvolver Projetos de Trabalho significa transformar os espaços educacionais em espaços significativos de aprendizagem para todos(as) que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural específica de seus discentes e docentes.


Neste sentido, o escopo do Projeto de Trabalho visa ser a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares, em relação as suas Unidades Temáticas, e entre os diferentes Componentes Curriculares, em torno da resolução de situações problemas que favoreçam aos discentes a se apropriarem conceitualmente dos saberes das Áreas do Conhecimento, transformando-os em conhecimentos próprios.


Além do mais, práticas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho possibilitam muitas vantagens, entre elas podemos citar: a) trocas constantes de ideias, hipóteses e opiniões entre discentes e docentes; b) planejamento para enfrentar situações complexas, desenvolvendo habilidades e competências; c) oferece a oportunidade de se (re)significar o espaço educacional, transformando-o em um espaço vivo de interações; d) possibilita o trabalho pedagógico através de questões reais em suas múltiplas dimensões; e) fomenta aprendizado real, com sentido e significado para o educando, dimensionando a educação num plano de trabalho agradável, estimulante e prazeroso; f) fomenta nos educandos: autonomia, criatividade, capacidade analítica, capacidade de sínteses e poder de decisão; g) traz a possibilidade de se alinhar Projetos com demandas da comunidade escolar e com demandas da sociedade como um todo.

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