• Fátima Osmari Burin

As vantagens de práticas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho

Atualizado: Abr 6

Desenvolver propostas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho vai muito além de organizar uma sequência de aulas com a mesma temática. Desenvolver Projetos de Trabalho significa transformar os espaços educacionais em espaços significativos de aprendizagem para todos(as) que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural específica de seus discentes e docentes. Neste sentido, o escopo do Projeto de Trabalho visa ser a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares, em relação as suas Unidades Temáticas, e entre os diferentes Componentes Curriculares, em torno da resolução de situações problemas que favoreçam aos discentes a se apropriarem conceitualmente dos saberes das Áreas do Conhecimento, transformando-os em conhecimentos próprios. Além do mais, práticas pedagógicas estruturadas em Projetos de Trabalho possibilitam muitas vantagens, entre elas podemos citar: a) trocas constantes de ideias, hipóteses e opiniões entre discentes e docentes; b) planejamento para enfrentar situações complexas, desenvolvendo habilidades e competências; c) oferece a oportunidade de se (re)significar o espaço educacional, transformando-o em um espaço vivo de interações; d) possibilita o trabalho pedagógico através de questões reais em suas múltiplas dimensões; e) fomenta aprendizado real, com sentido e significado para o educando, dimensionando a educação num plano de trabalho agradável, estimulante e prazeroso; f) fomenta nos educandos: autonomia, criatividade, capacidade analítica, capacidade de sínteses e poder de decisão; g) traz a possibilidade de se alinhar Projetos com demandas da comunidade escolar e com demandas da sociedade como um todo.


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