top of page
  • Foto do escritorImpare Educação

Escola Fonte de Ideias de Farroupilha/RS realiza curso Sensibile Educação Musical da Impare Educação


A Escola de Educação Infantil Fonte de Ideias do município de Farroupilha RS realizou no sábado, dia 03 de junho, o Curso Presencial da Sensibile Educação Musical. A sensibile é um produto da Impare Educação especializado no desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças da Educação Infantil.


A sensibilidade é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Num primeiro momento, a Educação Musical é total sensibilidade: a criança experimenta e vivencia os elementos da linguagem musical. Nessa interação, se musicaliza, adquire e apropria-se de uma das formas de linguagem com maior capacidade de mobilização e atuação sobre a percepção do ser humano, sobretudo a percepção estética. A percepção estética é a sensibilidade ao belo, à proporção, à ordem e à harmonia.


No período da manhã foi abordado a importância de se trabalhar uma educação sensível com as crianças. Num segundo momento as professoras foram estimuladas a realizar as atividades para compreender a metodologia e como trabalhar os conteúdos em sala de aula com as suas crianças, objetivando o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. Todo o trabalho foi embasado no livro Sensibile Educação Musical para Crianças Volume I.


A Metodologia Impare combina o desenvolvimento de competências socioemocionais com competências cognitivas a fim de consolidar a formação integral dos alunos. Desta forma, a Impare oferece como legado transformador a formação de sujeitos mais autônomos, criativos, responsáveis, independentes e realizados.

A Diretora da escola professora Silvia Bohm Agusti salientou que as análises que foram realizadas de cada capítulo do livro da Sensibile, aliando a teoria à prática, permitiram as professora a apropriação da proposta metodológica. “Acredito que a partir da semana que vem já possamos por em prática esse maravilhoso trabalho”, enfatizou a diretora.


“É um trabalho muito significativo. Falo em nome das professoras da escola que é um trabalho que a gente vê frutos e que não é somente no papel, a gente consegue ver na prática o desenvolvimento e como isso é significativo e ajuda os alunos a se desenvolverem cada vez mais, nessa linha musical que é tão importante e que deve ser mais valorizada em todas as escolas e não somente na nossa”, explanou a professora Bruna Girardi.

A Impare agradece e parabeniza a iniciativa da Escola Fonte de Ideias em propiciar a formação continuada de sua equipe de professores.

“O trabalho da Impare é muito bem fundamentado e muito bem organizado com ideias muito claras”. Diretora Silvia Silvia Bohm Agusti – Escola Fonte de Ideias Farroupilha RS

“Fomos atraídos pelo trabalho da Impare, pela qualidade, pela forma como ele é estruturado, é uma trabalho muito bem fundamentado e muito bem organizado com um material excelente de qualidade e que trouxe um resultado que nós esperávamos”. Diretora Silvia Silvia Bohm Agusti – Escola Fonte de Ideias Farroupilha RS

“A questão de que tem uma ideia, tem uma filosofia por trás muito bem estudada, com qualidade profissional”. Diretora Silvia Silvia Bohm Agusti – Escola Fonte de Ideias Farroupilha/RS.

36 visualizações
bottom of page