• Tatiane Isaia

Letramento na faixa etária dos Bebês: o que prevê a BNCC?

Como sabemos, o conceito de Letramento consiste em: uma prática que abrange os usos e as funções sociais da leitura e da escrita em uma sociedade letrada. Portanto, na sua acepção mais ampla, Letramento remete às habilidades de compreensão leitora e aos usos reais e significativos da língua escrita na cultura no qual o sujeito está inserido.


Nesse sentido, o letramento, pode e deve ser introduzido muito antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança, uma vez que um sujeito “letrado” é aquele que, também tem desenvolvido em si o apreço/o gosto pela leitura, bem como faz inserção prazerosa no “universo” encantador das culturas escritas.


Mas como trabalhar o Letramento com os Bebês?


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o Letramento deve ser propositalmente trabalhado com crianças a partir da faixa-etária que vai do 0 a 1 ano e 6 meses (Bebês). Portanto, o Letramento, na Educação Infantil, em especial para a faixa etária dos Bebês deve acontecer por meio da interação das crianças e do educador com livros de literatura infantil confeccionados com diferentes materiais (por exemplo: livros de papel; livros de plástico; livros de pano; livros de borracha; etc).


Tendo em vista isso, e tendo a BNCC como referência, vamos apresentar, abaixo, diversas ideias de Proposições Pedagógicas (que podem ser transformadas em Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas nas Creches). Para tanto, utilizaremos como referência o Campo de Experiência “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” com seus Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento.


Vejamos os exemplos:


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.

Proposições Pedagógicas:

(1) Fichas com os nomes dos Bebês e fotos.

(2) Mural com os nomes dos Bebês e símbolo para identificar os Bebês presentes no dia da aula.


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

Proposições Pedagógicas:

(1) Professor(a) ler livros com poemas variados.

(2) Trabalho com Educação Musical.


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

Proposições Pedagógicas:

(1) Escutar histórias lidas de livros.

(2) Escutar histórias contadas.

(3) Visualizar teatros com cenários.

(4) Manuseio de: livros de banho, pano, fantoches, dedoches, fantasias e máscaras.

 

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

Proposições Pedagógicas:

(1) Reconhecimento de personagens que compõem a história através das ilustrações do livro.

(2) Interagir e brincar com cenários, personagens que fazem parte da literatura.


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

Proposições Pedagógicas:

(1) Cantar com entonação de voz variada (alto, baixo, fino, grosso, gritando).

(2) Educação Musical.

(3) Contar histórias reproduzindo os sons dos personagens da história.

 

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Proposições Pedagógicas:

(1) Estimular a criança a expressar seus sentimentos e desejos através de questionamentos feito pelo(a) professor(a). Professor(a) poderá registrar por escrito as expressões das crianças.

(2) Participar de rodas de conversa com o(a) professor(a), de modo a se expressar por meio de diferentes maneiras.

 

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

Proposições Pedagógicas:

(1) Permitir à criança o acesso aos materiais citados no Objetivo, através de múltiplas atividades.


Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

Proposições Pedagógicas:

(1) Hora do Conto com: poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios, etc.

 

Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento:

(EI01EF09) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.

Proposições Pedagógicas:

(1) Trabalho livre com papel e caneta.

(2) Trabalho livre com papel e lápis de escrever.

(3) Trabalho livre com papel e pinta.

(4) Escrita livre na lousa branca.

(5) Exploração de rabiscos com caneta hidrocor e cartolina.


Esperamos ter contribuído com as reflexões daqueles(as) professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos de Creches que estão interessados(as) em promover a formação de sujeitos com habilidades em prol do pleno letramento.


Nós, aqui da Impare Educação, temos uma Plataforma Interativa que disponibiliza Planejamentos de Aula e Projetos de Trabalho já estruturados com Atividades prontas para serem desenvolvidas em Creches e Pré-escolas em prol da consolidação das habilidades e das competências previstas na BNCC.


Caso você tenha interesse em conhecer maiores detalhes dessa Plataforma, manifeste nos comentários.

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