Os Currículos Escolares alinhados com as premissas da Educação do Século 21 são documentos balizadores de práticas pedagógicas que visam contemplar, de modo intencional, o desenvolvimento de Competências em prol da formação integral dos sujeitos.
Sendo assim, atualmente, escolas inovadoras são aquelas que implementam metodologias pedagógicas alinhadas com o compromisso de desenvolver competências cognitivas e competências socioemocionais nos(as) educandos(as).
Trazer para a realidade das instituições escolares metodologias em prol do desenvolvimento de competências implica instrumentalizar os(as) educandos(as) para que “sejam capazes de...”; isto é, formar um sujeito competente consiste em formar um ser humano que saiba agir, de modo prático e com autonomia e responsabilidade, em prol do seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, do mesmo modo como seja capaz de agir sobre seu meio social, contribuindo positivamente para o meio em que está inserido.
Nesse sentido, na ação prática que o sujeito realiza, em busca dos seus propósitos pessoais, profissionais e sociais, ele articula conceitos/conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que o permitem agir com competência (tanto cognitiva, como socioemocionalmente).
Ser competente no aspecto cognitivo implica ser capaz de: interpretar, pensar abstratamente, assimilar ideias, generalizar aprendizados, resolver problemas, raciocinar e refletir.
Ser competente no aspecto socioemocional implica ser capaz de: se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer a atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis, enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.
Portanto, a educação integral é a premissa central da Educação do Século 21, pois articulando competências cognitivas com competências socioemocionais a escola estará contribuindo para a formação integral de sujeitos. Como legado, as escolas do século 21 estão contribuindo para a formação de sujeitos que saibam ser, fazer, conhecer e conviver.