top of page
  • Foto do escritorImpare Educação

Venâncio Aires/RS firma parceria com a Impare Educação

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Com o escopo de dar protagonismo aos docentes e as equipes diretivas da rede municipal de ensino no processo de (re)elaboração do Currículo e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, a Secretaria de Educação de Venâncio Aires/RS firmou parceira com a Impare Educação.


Sendo assim, no dia dezessete de julho um grande encontro de formação continuada aconteceu na Escola Profº José de Oliveira Castilhos, no qual a Profª Me. Tatiane Isaia, coordenadora pedagógica da Impare Educação, realizou um trabalho específico sobre a Base Nacional Comum Curricular, preparando as equipes diretivas e os docentes para que possam assumir suas funções colaborativos nesse processo de modo pleno e eficaz.


Sendo assim, com as equipes diretivas foram discutidas as seguintes temáticas:


  1. as premissas legais da BNCC (o que deve mudar na escola?);

  2. o processo de implementação da BNCC (o papel das equipes diretivas; os processos necessários para a (re)elaboração do Currículo do município; os processos necessários para a (re)elaboração dos PPP das escolas; como articular os docentes; como organizar os estudos; o que deve constar no Currículo e nos PPPs).

Já com os docentes de toda a rede municipal de ensino, foram discutidas as seguintes temáticas:


  1. As premissas conceituais da BNCC (Educação Integral; Desenvolvimento de Competências; O trabalho com as Habilidades; O trabalho com os Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Como articular os Campos de Experiência com as Competências específicas da Educação Infantil; Como articular os Conteúdos com as Habilidades e as Competências específicas do Ensino Fundamental).

  2. a organização o Currículo da Educação Infantil a partir da BNCC (compreendendo as mudanças e vivenciando algumas possibilidades metodológicas);

  3. a organização o Currículo do Ensino Fundamental a partir da BNCC (compreendendo as mudanças e relacionando as Áreas do Conhecimentos, os Componentes Curriculares e as Unidades Temáticas);

  4. Compreendendo a estrutura dos Planos de Aula a partir da BNCC.


A Impare Educação agradece a Secretária de Educação, Srª Joice Grassen, assim como agradece a Coordenadora Pedagógica da SME, Srª Alice Theis, pela confiança em nosso trabalho e pela parceria firmada.


19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page