• Tatiane Isaia

Vida Plena: a grande responsabilidade da Educação do Século 21

As atuais políticas públicas educacionais estabelecem que a grande responsabilidade da Educação do Século 21 consiste em possibilitar que os sujeitos vivam plenamente.


Sendo assim, atualmente as práticas pedagógicas precisam ter como intencionalidade formar integralmente sujeitos para que esses possam se reconectar: aprender a reconhecer sua identidade, seu Projeto de Vida; aprendam a conhecer a pessoa que são em essência.


O conceito de Vida Plena traz a tona o resgate humanista nos processos de ensino-aprendizagem, nos quais, o escopo maior consiste em formar crianças, jovens e adultos protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de sua comunidade.


Portanto, viver plenamente no contexto da sociedade do século 21 é formar sujeitos autônomos, protagonistas e responsáveis; sujeitos capazes de compreender e transformar a si mesmos e capazes de compreender e transformar suas comunidades.


Resumindo, podemos disser que “Educar é personalizar: auxiliar que o outro se faça pessoa” (Vidor, 2017).

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