Tese de Negócio com Impacto Social

Impare Educação: empresa social brasileira

           A Impare Educação é uma atividade social que transforma e potencializa a Educação Básica das escolas brasileiras, por meio do desenvolvimento e implantação de uma metodologia inovadora de Educação Musical que incorpora aos currículos da Educação Básica - focados no desenvolvimento de competências cognitivas - componentes e práticas pedagógicas capazes de desenvolver competências socioemocionais.

          Competências socioemocionais trabalhadas desde a infância e bem consolidadas qualificam as pessoas a compreenderem e transformarem o mundo e a si mesmas fomentando progresso social (HECKMAN, 2015).

           A metodologia elaborada e já validada em mais de 500 estabelecimentos de ensino de 02 estados brasileiros, promove aprendizagem integral e contribui para que as escolas brasileiras cumpram a Lei 11.769/08 que postula pela obrigatoriedade da introdução da educação musical na Educação Básica brasileira, bem como estejam alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

          Por esta via, a Impare Educação age no sentido de contribuir para o aumento do IDEB das escolas brasileiras. Elemento fundamental considerando que atualmente o Brasil ocupa a 60ª posição no ranking mundial de educação. Assim, a Impare concretiza no âmbito das escolas, o princípio fundamental e urgente definido pela Agência das Nações Unidas e pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como necessário para a educação mundial do século XXI, seja ele: aprendizagem integral com qualidade e desenvolvimento de competências socioemocionais.

 

Metodologia e Resultados

A metodologia inovadora da Impare Educação, por meio da Educação Musical, oferece às escolas brasileiras:

  • Atividades desafiantes e planejadas de acordo com o nível de interesse e de capacidades de cada faixa etária dos alunos, a fim de desenvolver competências e habilidades por meio da exposição dos alunos em situações complexas, com resultados múltiplos oriundos do protagonismo dos alunos e do trabalho colaborativo entre pares;

  • Problematizações, ou seja, ensina fomentando a reflexão, a criticidade e o debate entre os alunos;

  • Estrutura o aprendizado do aluno, pois tem planos de aulas com competências e habilidades a serem consolidadas e conteúdos a serem aprendidos;

  • Assessorias pedagógicas aos professores através de coaching pedagógico;

  • Matriz Curricular própria, estruturada a partir das legislações educacionais vigentes e da Base Nacional Comum Curricular, com competências cognitivas e socioemocionais, como currículo oculto e integrador do componente cognitivo;

  • Preceitos teóricos que balizam toda a estrutura educacional da metodologia.

           Tendo em vista isso tudo, o aluno é entendido como o centro do processo pedagógico, uma vez que o foco metodológico são as competências dos alunos e o seu protagonismo diante de sua aprendizagem. Nesse sentido, o professor é um mediador do processo, que ao ensinar com liderança e protagonismo, inspira seus alunos a se descobrirem como pessoas enquanto aprendem.

                Sem dúvida, os resultados demonstram que a Metodologia de Educação  Musical da Impare  Educação leva a índices elevados de construção de conhecimentos nas principais áreas dos saberes escolares (Português e Matemática), pois os alunos consolidam os quatro pilares da educação, indicados pelo Relatório de Jacques Delores (1996): aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e a aprender fazer, mostrando, consequentemente, que uma aula de Educação Musical bem estruturada e planejada,  consiste na estratégia educativa fundamental para uma educação de qualidade, na qual aprendizados plenos acontecem e são alavancas para o desenvolvimento social.

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