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A importância da Formação docente continuada no desenvolvimento de competências

Ser professor atualmente requer não apenas saber dominar com maestria o conhecimento que busca ensinar, mas principalmente, estar atualizado com a era digital, as novas necessidades das crianças e jovens e, principalmente, ser capaz de promover o desenvolvimento de competências que no século passado não faziam parte do contexto escolar em prol de favorecer que os alunos possam consolidar as quatro aprendizagens definidas pela UNESCO como as fundamentais para o pleno sucesso social: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer. Nesse sentido, a formação docente continuada deve ser pensada e organizada de modo que o professor possa rever práticas pedagógicas enfadadas ao insucesso, em relação ao aprendizado de qualidade do aluno, bem como oportunize o adensamento conceitual e legal de elementos atuais e pertinentes que deem conta de contribuir para que esse docente, em formação continuada, possa desenvolver competências que o levem a ter mais autonomia, responsabilidade na tomada de decisões pessoais e profissionais e criatividade frente ao seu fazer em sala de aula. Isso porque, segundo Perrenoud (2000) o saber fazer torna-se o conhecimento verdadeiro que se deseja que as pessoas do século 21 tenham.


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