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A interdisciplinaridade no contexto da Educação do Século 21

Há alguns anos, muito tem se falado a respeito do trabalho integrador entre as diferentes áreas do conhecimento que deve ser desenvolvido no âmbito educacional, conhecido também como interdisciplinaridade. Contudo, muitos docentes ficam em dúvida sobre como pôr em prática essa proposta, posto que é necessário conhecer e entender os diferentes saberes que compõem o Currículo Escolar, e qual a sua contribuição para com o processo de ensino e de aprendizagem dos educandos. Mas afinal, o que é a interdisciplinaridade?


A interdisciplinaridade, de acordo com Ivani Fazenda (2008), pode ser definida como a relação entre as diferentes Áreas do Conhecimento, abrangendo um objeto de estudo em comum, uma grande temática, por exemplo, e que contemple características específicas de ambas. Desse modo, o trabalho interdisciplinar, incentiva o trabalho coletivo entre o corpo docente, possibilitando o desenvolvimento de práticas conjuntas e estimulando a promoção de um ensino contínuo e inter-relacionado. Permite, ainda, a visão de uma nova perspectiva acerca do ensino na escola, pois propõe o ensinar a partir da reflexão e para a percepção das relações que estão ao nosso redor o tempo todo.


Além disso, essa proposta amplia a compreensão de mundo do sujeito, uma vez que rompe com a fragmentação do aprendizado, permitindo que o educando entenda que os conceitos explorados na escola também são encontrados para além dela e, auxiliando no entendimento das conexões que estão presentes nas diversas situações do cotidiano. Numa perspectiva transdisciplinar, na Educação Infantil, por exemplo, contribui no processo da criança entender que a escola não é um universo à parte, mas sim, um ambiente que faz parte da sua rotina e de suas diversas experiências cotidianas.


Nesse sentido, percebe-se que, para trabalhar com a interdisciplinaridade, na Educação Básica, é preciso desvincular-se da restrição de dominar um único saber e então buscar estabelecer relações entre os diferentes saberes, em parceria com outros docentes. Ademais, salienta-se que o trabalho interdisciplinar contribui para a formação integral do sujeito, premissa central da Educação do Século 21, tendo em vista que instiga o educando a inter-relacionar saberes, a mobilizar e a articular atitudes, valores e habilidades em prol do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.


 

REFERÊNCIA:

FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. Disponível em: < https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/11/fazenda-org-o-que-c3a9-interdisciplinaridade.pdf >.


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