• Tatiane Peixoto Isaia

Educação de qualidade na primeira infância: é a melhor “estratégia anticrime”.

Atualizado: Jun 14

Segundo James Hackman, estudioso da relação desigualdade social - potencial que há na fase da primeira infância de um sujeito, investir em educação de qualidade na etapa da Educação Infantil, consiste na melhor estratégia anticrime que um país pode adotar.


Isso porque, a faixa etária que vai dos 0 aos 5 anos e 11 meses de vida é um período do desenvolvimento humano em que o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Logo, é na primeira infância que o sujeito está mais propício a desenvolver aquelas competências cognitivas e socioemocionais (como atenção, motivação, autocontrole emocional e sociabilidade) que são fundamentais para o sucesso na escola, a promoção da saúde e para a escolha assertiva dos instrumentos necessários para o pleno alcance do projeto de vida de cada um.

Sendo assim, Heckman defende que a estratégia mais eficaz para baixar os índices de violência de um país e fomentar o crescimento econômico está no investimento na qualidade em educação infantil.


As considerações de Heckman estão fundamentadas nos dados analisados por ele a partir da pesquisa Perry Preschool Project (realizada, no século 20, na cidade de Ypslanti, no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, com cento e vinte e três alunos(as) de uma mesma escola).


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