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Formação Continuada e/ou Inicial da Impare Educação

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Nos próximos meses acontecerão as Formações Continuadas para Professores e Gestores das Redes de Ensino dos Municípios.

A Impare Educação está oferecendo Oficinas e Palestras sobre as novas tendências educacionais. Confira abaixo os temas oferecidos das Oficinas e Palestras.


OFICINAS:

  • A Base Nacional Comum Curricular: pressupostos teóricos e práticos.

Nessa Oficina de formação docente inicial e/ou continuada, os participantes poderão discutir e refletir acerca das premissas legais e conceituais que envolvem a Base Nacional Comum Curricular. Assim como, poderão interagir com elementos que os façam compreender os desafios impostos por essa política pública e que impactará as práticas docentes na Educação Básica, como: a necessidade de fomentar o pleno desenvolvimento de Competências Cognitivas e Socioemocionais e de Habilidades em prol de uma Educação Integral.

  • A Linguagem Musical como possibilidade metodológica para o desenvolvimento de Competências e de Habilidades na Educação Básica.

Nessa Oficina de formação docente inicial e/ou continuada, os participantes são convidados a vivenciarem elementos que possam fomentar reflexões acerca da relevância de se trabalhar com a Linguagem Musical, por meio de atividades pedagogicamente estruturadas e que atendam aos elementos curriculares estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular.

  • A Educação Sensível e o desenvolvimento integral na primeira infância: a Educação Musical como possibilidade

Nessa Oficina de formação docente inicial e/ou continuada, os participantes são colocados diante do desafio de refletirem acerca das premissas que envolvem o conceito de Educação Integral (de acordo com a BNCC). Bem como, poderão experimentar os modos de fazer Educação Sensível, na Educação Infantil, por meio de atividades musicais como forma de qualificar a formação na primeira infância e de atender os Campos de Experiências da BNCC.



PALESTRAS:


  • A Base Nacional Comum Curricular: pressupostos, desafios e possibilidades

Na palestra os participantes são instigados a refletirem acerca das principais premissas conceituais que embasam a BNCC com o escopo de auxiliar que esses possam compreender os desafios impostos por essa nova política pública. Ao mesmo tempo, o palestrante apresenta possibilidades reais de plena efetivação da BNCC nos currículos e práticas escolares.

  • Competências Socioemocionais: o que são a partir da BNCC e como se articulam com a qualidade em educação?

Na palestra os participantes são colocados diante de uma explanação permeada de exemplos, na qual poderão compreender as premissas conceituais que definem as competências socioemocionais (estabelecidas pela BNCC), bem como são expostos a questões de reflexão que permitem o entendimento do que é qualidade em educação e como as competências se articulam a ela.

  • A Educação Integral no contexto da Base Nacional Comum Curricular: qual o papel da escola?

Na palestra os participantes poderão compreender o que envolve o conceito de Educação Integral e poderão refletir acerca do novo papel que as escolas têm diante da BNCC.

  • Compreendendo e refletindo acerca das 10 Competências Gerais da BNCC.

Na palestra os participantes são colocados diante de uma explanação permeada de exemplos, na qual poderão conhecer detalhadamente as 10 Competências Gerais da BNCC, bem como poderão compreender as premissas conceituais que definem essas competências.

  • A Base Nacional Comum Curricular e a (re)elaboração dos Currículos: quais caminhos seguir?

Diante do grande desafio imposto pela BNCC, a (re)elaboração dos Currículos, a palestra pretende abordar elementos teóricos e práticos que ajudem os docentes, em formação inicial e/ou continuada, a compreenderem como devem trabalhar no sentido de poderem definir um Currículo que atenda plenamente aos preceitos estabelecidos pela BNCC.

  • A Educação Musical na Educação Básica: qual a sua relevância na escola?

A palestra tem o escopo principal de auxiliar docentes, de diferentes licenciaturas, em formação inicial e/ou continuada, de compreenderem a relevância da Linguagem Musical na formação de um sujeito integral. Sendo assim, são apresentados elementos práticos e conceituais que fomentam a reflexão em torno dos benefícios que o trabalho com a música traz para toda a conjuntura escolar, uma vez que ela consiste em um recurso metodológico capaz de fomentar a consolidação de competências que são imprescindíveis para garantir o aprendizado dos conteúdos escolares.



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