• Tatiane Isaia

O papel da educação e das Competências Socioemocionais na sociedade atual

Como já sabemos, diante da sociedade atual, os sujeitos necessitam de um conjunto harmônico de capacidades e competências cognitivas e socioemocionais que os auxiliem a se adaptar a essa nova sociedade, a sociedade do Século 21 (uma sociedade cada vez mais exigente, imprevisível e mutante).


Não há dúvidas, os desafios impostos pela sociedade do século 21, sejam desafios econômicos, sociais ou tecnológicos, nos remetem a um novo perfil se ser humano, uma vez que aquelas pessoas capazes de responder com flexibilidade a esses desafios têm mais chances de terem vidas prósperas, saudáveis e felizes.


Nesse sentido, cabe salientar que as Competências Socioemocionais são úteis para enfrentar o inesperado, atender múltiplas demandas, controlar os impulsos e trabalhar em grupo. E, ao contrário do que muitos pensam, as crianças não nascem com essas competências, elas precisam, propositalmente, serem trabalhadas. As crianças e adolescentes nascem com um grande potencial para desenvolver capacidades, e o fato de elas “florescerem” ou não depende dos contextos de aprendizagem a que estão expostas durante a infância e a

adolescência.


Há evidências que sinalizam: as competências são adaptáveis e podem evoluir com a prática e serem reforçadas por experiências.


Sendo assim, se as Competências Socioemocionais são cruciais para as perspectivas futuras das crianças, as seguintes questões podem ser levadas em conta por aqueles pais, educadores e gestores escolares que estão preocupados em oferecer um ensino de qualidade para a geração do século 21:

• Quais são, exatamente, as Competências Socioemocionais mais importantes de serem trabalhadas no desenvolvimento pleno de um sujeito?

• Quais são os contextos de aprendizagem que modelam o desenvolvimento das Competências Socioemocionais das crianças, e de que forma isso se dá?


Nós, aqui da Impare Educação, levamos muito a sério esse assunto, por isso, criamos uma Metodologia que visa instrumentalizar escolas e contextos educativos em prol do pleno fomento de Competências Socioemocionais em crianças. Além do mais, gostamos de compartilhar nossos “saberes” com aquelas pessoas que estão em busca de aprofundamento teórico e prático sobre essa temática e, para tanto, vamos disponibilizar, na sequência, novos pequenos artigos sobre as Competências Socioemocionais.


Portanto, nos siga nas redes sociais e caso tenha alguma dúvida ou comentário a fazer, utilize o Messenger como canal de comunicação conosco. Vemos-nos em um próximo artigo!

172 visualizações