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  • Foto do escritorTatiane Peixoto Isaia

Projetos de trabalho no contexto da educação básica

Atualizado: 14 de jun. de 2020

Todos já sabemos que A Base Nacional Comum Curricular, alinhada com os preceitos da Educação do Século 21, tem como premissa central o conceito de Educação Integral. Sendo assim, ela organiza a Educação Básica em Áreas do Conhecimento e em Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento com a intenção de promover uma grande mudança nas escolas brasileiras; isto é, favorecer o trabalho interdisciplinar entre os Componentes Curriculares e os Campos de Experiências a fim de superar a fragmentação do conhecimento escolar e promover o pleno desenvolvimento da multidimensionalidade dos seres humanos.


Mas como se dá a Interdisciplinaridade?


A interdisciplinaridade consiste na organização curricular intencional para que haja a integração de diferentes Áreas de Conhecimento com um ou mais Objetos de Conhecimentos e de diferentes Campos de Experiências com um ou mais Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento. Então, os Planejamentos de Aula devem ser organizados com atividades pedagógicas que visem encorajar os educandos(as) e os educadores(as) a pensar e a explorar conjuntamente os diferentes Componentes Curriculares e os Campos de Experiências. Um ambiente assim consiste em uma escola na qual ocorrem atividades que promovam desafios que:


  • Possibilitem a reflexão sobre situações-problema contextualizadas com a vida real;

  • Permitam aos educandos(as) que desempenhem um papel ativo na seleção e na definição das atividades e dos conteúdos, devendo ser tanto estimulantes quanto intrinsecamente motivadoras;

  • Fomentem o apoio adequado, por parte do(a) educadores(as), enquanto os(as) educandos(as) constroem, de modo reflexivo, conceitos, valores, habilidades e competências, desenvolvendo capacidades de resolução de problemas e fomentando a aprendizagem significativa.


Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar proposto pela BNCC está reforçado pela necessidade que a escola brasileira tem de dar sentido e significado às aprendizagens dos(as) educandos(as); isto é, fomentar a aprendizagem significativa. E os Projetos de Trabalho são uma ótima via metodológica para tudo isso.


E o que são os Projetos de Trabalho?

Os Projetos de Trabalho consistem em uma metodologia pedagógica que parte sempre de questões que são relevantes para a turma e, principalmente, dos conhecimentos prévios que eles apresentam sobre essas questões, para no decorrer do trabalho, por intermédio dos(as) educadores(as), serem aprimorados e ampliados por um processo de aprender a aprender realizado pelo(a) próprio(a) educando(a) a partir das mediações estabelecidas pelo professor em sala de aula.

Caracterizando os Projetos de Trabalho, pode-se dizer que esses consistem em uma pesquisa, uma investigação, realizada em profundidade sobre questões e temáticas apontadas pelos(as) educandos(as) e educadores(as), questões e temáticas essas que nascem porque o grupo acredita ser interessante conhecer.


Ou seja, o escopo da metodologia de Projetos de Trabalho consiste em favorecer a construção dos conhecimentos de modo que essa aprendizagem tenha sentido para os(as) educandos(as), porque partem sempre da busca pela compreensão de problemas a serem investigados.


Então, resumidamente, podemos dizer que a metodologia pedagógica de Projetos de Trabalho se dá plenamente e favorece a interdisciplinaridade quando promove situações de ensino que envolvam a resolução de problemas, o aprender a fazer, possibilitando interação sujeito-sujeito e sujeito-objeto de conhecimento em prol de uma aprendizagem plena e significativa.


Concluindo, podemos ressaltar que os Projetos de Trabalho são a melhor alternativa metodológica para o fomento de seres humanos protagonistas, responsáveis, autônomos e interessados na busca constante pelo conhecimento. Sujeitos integralmente formados e preparados para exercerem com responsabilidade uma vida plena na sociedade do século 21.

Tendo em vista tudo isso, nós da Impare Educação trabalhamos para ajudar professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, disponibilizando, via Plataforma da Impare Educação, Projetos de Trabalho que primam pela interdisciplinaridade e pela formação integral dos alunos, ajudando a consolidar competências cognitivas e socioemocionais.


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