top of page
  • Foto do escritorImpare Educação

Rede de ensino de Guarulhos/SP adota Metodologia da Impare Educação

Tendo em vista a necessidade de qualificar ainda mais as práticas pedagógicas para a primeira infância, realizadas nas escolas do município, a Secretaria de Educação de Guarulhos/SP adota a Metodologia da Impare Educação no contexto das instituições de Educação Infantil.

A Metodologia da Impare Educação tem como foco principal o trabalho com a Linguagem Musical por meio de uma abordagem educacional que prima pelo fomento da Educação Sensível no desenvolvimento integral das crianças da primeira infância.

A Metodologia da Impare Educação, na Rede de Ensino de Guarulhos/SP, terá como recursos pedagógicos os seguintes elementos: materiais paradidáticos para os docentes utilizarem nas escolas, Plataforma interativa de formação continuada à distância, acompanhamento pedagógico permanente, bem como Assessorias de Gestão, Técnicas e Pedagógicas, com o escopo de oferecer formação presencial para gestores e docentes da Educação Infantil.


Sendo assim, com o objetivo de planejar e organizar todas as ações necessárias para o início da implementação da Metodologia da Impare Educação na Rede de Ensino de Guarulhos/SP, foram realizadas Assessorias de Gestão entre a equipe técnica e pedagógica da Impare Educação com a equipe pedagógica do DOEP da Secretaria de Educação de Guarulhos/SP. Nessas Assessorias de Gestão, além dos encontros presenciais, também houve momentos que aconteceram na modalidade à distância.

Nos encontros presenciais aconteceram reuniões de estudo com o objetivo de se alinhar a Metodologia da Impare Educação com os preceitos do Quadro de Saberes Necessários (QSN) de Guarulhos/SP. Assim como, foram alinhados os aspectos necessários a serem organizados pela Impare Educação a fim de se atender as necessidades pedagógicas da Educação Infantil da Rede de Ensino de Guarulhos/SP. Além do mais, também foram realizadas reuniões para o alinhamento conceitual e prático das formações presenciais que acontecerão no município.


Tendo em vista esses encontros presenciais, a equipe técnica e pedagógica da Impare Educação manteve um contato à distância permanente com a equipe pedagógica do DOEP (via e-mail e telefone), organizando os processos de inscrição dos participantes (via Plataforma de Inscrições elaborada pela Impare Educação), assim como organizando os ajustes práticos e teóricos solicitados pela equipe do DOEP.


A Impare Educação agradece toda a acolhida do pedagógico do DOEP, bem como manifesta sua grande expectativa pela Aula Inaugural da Metodologia da Impare Educação que acontecerá agora no mês de novembro para os gestores e os docentes da Educação Infantil da Rede de Ensino municipal. Essa Aula Inaugural é uma cortesia da Impare Educação à Rede de Ensino de Guarulhos/SP e tem como escopo apresentar ao público participante as premissas epistemológicas e práticas da Metodologia da Impare.


381 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page