Mitos e Verdades Sobre o Autismo

Mitos e Verdades Sobre o Autismo

Crianças com TEA e TDAH possuem mais chances de desenvolver o TOD? Verdade.

Sim, crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade) têm uma maior probabilidade de desenvolver o TOD (Transtorno de Oposição Desafiante). Isso ocorre devido a uma sobreposição de características comportamentais e neurobiológicas entre esses transtornos.

Crianças com TDAH não conseguem se concentrar em nada. Mito.

Não é possível dizer que crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) não conseguem se concentrar em nada, pois a dificuldade de concentração é um sintoma comum do transtorno, mas nem sempre é o único ou o mais marcante. Algumas crianças com TDAH podem apresentar maior dificuldade em atividades que exigem atenção prolongada, enquanto outras podem ser mais hiperativas e impulsivas.

Crianças e adolescentes que possuem TDAH apresentam hiperfoco. Verdade

Verdade, crianças e adolescentes com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) podem apresentar hiperfoco, que é um estado de concentração intensa e prolongada em atividades que são de seu interesse.

Obs: É importante ressaltar que o Manual Diagnóstico e Estatístico da 5ª Edição (DSM-5) da Associação Americana de Psiquiatria não relaciona o hiperfoco entre seus critérios diagnósticos para TDAH.

Traumas psicológicos podem causar autismo? Mito

As causas do autismo ainda estão sendo desvendadas pela ciência. Mas o que as pesquisas e estudos mais recentes apontam é que a genética tem um papel central no desenvolvimento do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Fatores do ambiente também podem influenciar, funcionando como fatores de risco durante a gestação da mãe.

Por isso, a gente pode afirmar com segurança: não tem como dizer que um trauma psicológico de qualquer tipo seja a causa do autismo em uma criança. Infelizmente, ainda ouvimos por aí algumas pessoas ligando o autismo a um castigo ou a um trauma, e isso simplesmente não é verdade e só traz mais dor e desinformação.

Referências

OPPOSITIONAL DEFIANT DISORDER. AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY: Disponível em: <https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-With-Oppositional-Defiant-Disorder-072.aspx. Acesso em: 03 jun. 2025

DR. DRAUZIO VARELLA. Dificuldade de concentração não é o único sintoma do TDAH: Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/videos/dificuldade-de-conenracao-nao-e-o-unico-sintoma-do-tdah/#:~:text=Um%20%C3%BAnico%20sintoma%20n%C3%A3o%20caracteriza%20o%20diagn%C3%B3stico,agita%C3%A7%C3%A3o%20motora%20ou%20de%20pensamento%20e%20desorganiza%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 03 jun. 2025

Medical News Today. Por Amanda Barrell. Avaliado por Timothy J. Legg, PhD, CRNP: Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/325681.php. Acesso em: 03 jun. 2025

Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Revista BMC Psychiatry: Disponível em: https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-023-04747-3. Acesso em: 03 jun. 2025

Conheça nossas soluções

Soluções de
Impacto Social
ACESSAR
Dudas garotas se abraçando
Soluções
Educacionais
ACESSAR
Duas crianças rindo
Conheça
nosso Lab
ACESSAR
Duas crianças rindo